História
O Laboratório Pr´amigo surge de inquietações, na Faculdade de Educação Física e Dança em 2010, provenientes da pouca presença de pessoas com deficiência e dificuldade de inclusão e permanência nas práticas corporais, artes, esporte e Educação Física Escolar. Surge de pesquisas em um projeto de extensão chamado Dando Asas que buscou a inclusão de pessoas com deficiência em práticas aquáticas, dança e outras práticas. Agrega a essa inquietação o trabalho com pessoas idosas e pesquisas sobre envelhecimento. Aos poucos foi agregando outros grupos, espaços e pesquisadores.
Tem pesquisadores dos cursos de graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) e Dança, e mestrandos e doutorandos dos cursos de Educação Básica, Performances Culturais, Educação Física e Artes da Cena.
Também conta com parceria e participação de pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer de Goiás, Comitê Paralímpico Brasileiro, Centro de Referência, Paralímpico de Goiás, Associação Síndrome de Down de Goiás e Associação Paralímpica do Estado de Goiás.
Vem realizando estudos sobre práticas aquáticas, acessibilidade cultural, poéticas acessíveis, dança inclusiva, esporte paralímpico, envelhecimento, maternidade, deficiência, desenho universal da aprendizagem e educação inclusiva.